Como saber se meu animalzinho está bebendo água suficiente?

Publicado em 09/04/2021 por Shirley Motta

Os nutrientes são componentes da dieta que possuem funções específicas dentro do organismo animal colaborando para crescimento, manutenção dos tecido e saúde. Mas, então a água é um nutriente? Sim! Um nutriente essencial para bem-estar dos animais e sua baixa ingestão pode levar à problemas digestivos e renais. 

Os cães podem sobreviver à perda de quase toda a gordura e mais da metade da quantidade de proteínas do corpo, porém a perda de somente 10% de água corporal é suficiente para provocar-lhes a morte. Além disso, algumas raças como Schnauzer, Pug e Shih Tzu são mais predispostos a terem problemas urinários, como formação de cristais na urina e cistite, exigindo um pouco mais de atenção. E como saber se meu animalzinho está tomando a quantidade suficiente?

Um cão deve ingerir em torno de 50 a 70 mL de água para cada kg peso diariamente, ou seja, se meu cãozinho pesa 10 kg isso significa que ele precisa beber cerca de 500 a 700 mL de água por dia, incluindo a água ingerida junto com a alimentação. E os gatos? Um gato requer um total de 44 a 66 mL de água para cada kg de peso, ou seja, um gatinho pesando 5 kg a exigência mínima diária de água é de 220 mL de água.

No meu artigo anterior, comentamos que a quantidade de água presente na dieta pode variar de acordo com o tipo de alimentação. Se vocês não leram, sugiro dar uma olhadinha pois está imperdível. Para entender isso um pouco melhor, precisamos fazer algumas continhas. Vamos supor que nosso cãozinho acima se chama Bob e pesa 10 kg. A nutricionista do Bob recomendou a tutora que ele deveria comer 300 g/dia de ração. Como vimos anteriormente, a ração possui 10% apenas de água na sua composição. Comendo 300 gramas de ração significa dizer que Bob ingere via alimentação apenas 30 mL de água por dia, já que a ração possui apenas 10% de água, certo? Em outras palavras, significa dizer que Bob vai precisar tomar por conta própria entre 470 a 670 mL para estar entre o volume recomendado. Mas, e se o Bob estivesse comendo alimentação natural?Um animalzinho como o Bob comeria cerca de 800 g/dia de uma alimentação natural e, o teor de água desse tipo de alimentação é em torno de 70%, ou seja, se repetirmos o mesmo raciocino de cálculo descrito acima chegaremos à conclusão de que via alimentação o Bob ingere 560 mL de água, ou seja, o mínimo requerido ele já está tomando. Se for um dia mais quente ou se tiver feito exercícios talvez precise tomar mais água. É por isso que quando mudamos a alimentação de ração para alimentação natural, os animais passam a beber menos água por conta própria e é comum o tutor fica preocupado, mas não é necessário pois, muitas vezes a própria comidinha já está hidratando suficientemente nosso amiguinho de 4 patas.

Devemos ter cuidado também com a ingestão excessiva pois, a água nas refeições dilui o suco gástrico, podendo dificultar a digestão e também gerar um estado de super diurese forçada, e dessa forma o animal perde vitaminas hidrossolúveis e sais minerais. Nesse caso, é importante que o médico veterinário acompanhe o animal pois, é importante saber se ele possui histórico de problemas urinários ou que tenha apresentado variações nos exames clínicos. 

Outro ponto importante é a qualidade. O ideal é que o tutor deixe água disponível o dia todo, sempre limpa e fresquinha para estimular a ingestão. A limpeza do recipiente com água também é importante pois a falta de higiene do recipiente pode favorecer o surgimento do biofilme, uma película de saliva e bactérias que podem prejudicar a saúde do animal. 

Finalmente, ao passear o cão procure levar uma garrafa de água para ele e evite o uso de bebedouros comunitários, pois eles favorecem contaminações. 

Espero que eu tenha esclarecido algumas duvidas e ajudado na saude do seu animalzinho.

Até o próximo artigo e abraços à todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Compartilhe esta matéria!




  • Lives em breve.

  • Assine a Newsletter

  • Translate »