Zoofarmacognosia! Você sabe o que é?

Publicado em 01/04/2022 por Shirley Motta

Você sabe o que é Zoofarmacognosia? Calma que eu vou explicar! Essa palavra um tanto quanto estranha tem origem na junção de algumas palavras gregas como “zoo” que significa animal, “pharma” que numa tradução livre seria “droga” e “gnosis” que significa conhecimento. Continua sem entender? Isso tudo para dizer que seu animalzinho busca na natureza “remédios” que podem ajudá-lo quando estão com algum problema.

Sabe quando eles comem aquela plantinha durante o passeio? Pois bem, pode ser que ele esteja com algum problema no estômago e sabe que aquilo vai ajudar. Mas como? O que a plantinha faz? 

Primeiro precisamos entender que a planta é fonte de fibras insolúveis, enzimas, clorofila e alguns minerais como o potássio. As fibras atuam geralmente acelerando os movimentos do trato gastrointestinal e isso pode ser benéfico. Já nos filhotes, podem apresentar esse comportamento simplesmente porque viram um outro animal comer ou por tédio, por isso é sempre bom investigar as causas. Atente-se se seu animalzinho comer sempre planta e junto apresentar outros comportamentos como: o hábito de lamber os próprios lábios, apresenta barulhos na barriga, os famosos borborigmos, fezes amolecidas ou com muco, apetite irregular, vômitos pois isso pode indicar outros problemas e precisa ser investigado

De uma maneira geral, o motivo pelo qual eles comem plantas podem ser os mais diversos:

  • Falta de fibra dieta e aí é bom conversar com um nutricionista para ajustar a dieta dele;
  • Necessidade de algo fresco e isso acontece geralmente com animalzinho que só come ração seca; 
  • Distúrbio gastrointestinal e, nesse caso, geralmente vomitam depois; 
  • Alguns animalzinhos quando estão com vermes tendem a comer grama como uma forma de aumentar os movimentos do trato e “expulsar” os parasitos;
  • Pode ser um hábito ancestral já que quando eles abatiam uma presa comiam o conteúdo do estômago também, que é rico em bactérias boas.
  • Ou pela clorofila presente na grama. A clorofila é um pigmento verde que é encontrado nas plantas e sua estrutura é muito parecida com as hemoglobinas, uma parte importante dos glóbulos vermelhos. Sua função no corpo é transportar oxigênio e, portanto, uma das causas de seu animalzinho comer grama pode ser uma tentativa de ajudar repor as células vermelhas do sangue. 

Mas atenção: cuidado com a procedência da planta! Aquela do passeio não é a melhor opção por poder às vezes conter resto de fezes de outros animais, outros contaminantes como poeira, para além de poderem também ser venenosas. Algumas ainda podem causar irritação no estômago e até intoxicação alimentar. 

Mas não se desespere! Você pode fazer a planta em casa. É super simples e é por isso que escrevi esse texto. Você pode plantar cevada, milho de pipoca, trigo, alpiste e leva apenas alguns dias para ficar pronta.

Basta pegar um qualquer potinho que tenha em casa, colocar terra, os grãos de pipoca ou outro de sua preferência fazer uma leve pressão com os dedos como na foto e cobrir com terra. Depois basta regar e esperar uns 15 dias e estará pronta para oferecer a seu animalzinho. Mas cuidado, não plante muito raso para que quando ele for puxar para comer não venha junto a terra, que não pode ser ingerida.

Plante o milho, faça leve pressão nos grãos, cubra com terra de deixe num local com boa incidência de luz, regando dia sim dia não. Após 15 dias terá graminha para oferecer a seu animalzinho.

Gostaram deste artigo? Estamos preparando muitas outras curiosidades sobre a Nutrição Animal. Envie-nos as vossas dúvidas para contacto@planetapet.pt.

Beijinhos e até o próximo artigo!

Uma resposta para “Zoofarmacognosia! Você sabe o que é?”

  1. 就爱要 disse:

    Where there is a will, there is a way.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Compartilhe esta matéria!




  • Lives em breve.

  • Assine a Newsletter

  • Translate »