Você disse, GATO PRETO?

Publicado em 28/10/2022 por Andressa Pedry

Vamos nos conscientizar sobre as crenças em relação aos gatos pretos.

Ontem, dia 27 de outubro foi celebrado, em todo o mundo, o Dia do Gato Preto. A data é comemorada um pouco antes do Dia das Bruxas e surgiu para destacar a beleza destes felinos e lutar contra o preconceito que eles sofrem por sua cor, em especial nesta época do ano.

Os gatos pretos foram, ao longo da história, os mais perseguidos. Na Idade Média, eram associados a forças do mal e muitas vezes foram queimados em fogueiras com as bruxas. Até hoje há quem acredite que eles trazem azar a quem cruzar seu caminho. Essa má fama tem consequências ruins para esses felinos, que acabam até sofrendo extrema violência em épocas como o Halloween ou dias próximos a sextas-feiras 13.

Além disso, esses gatos são, muitas vezes, os menos desejados para adoção e os que esperam por mais tempo para serem doados. 

O gato preto é um animal que causa arrepios em muitas pessoas por pura questão de mito. Nós te contamos a origem dessa lenda.

Por que o gato preto símbolo do azar?

Primeiramente, com a ascensão do cristianismo na Europa, os símbolos pagãos passaram a ser vistos com maus olhos pela Igreja Católica. Crenças diversas começaram a ser abominadas, inclusive a adoração aos gatos como criaturas divinas.

O Papa Gregório IX, em 1233, declarou que os gatos pretos eram a própria encarnação do diabo e a partir daí formou-se a crença de que esses animais são amaldiçoados e que trazem má-sorte a quem cruza o seu caminho.

Neste período os gatos pretos passaram a ser queimados vivos como as pessoas acusadas de bruxaria. Além disso, passaram a ser considerados os animais de estimação das bruxas. Na Idade Media, portanto ninguém se atrevia a ter um gato preto em casa.

Preconceito infelizmente ainda existe!

Essa fama chega até os dias de hoje. Atualmente, nas associações de animais abandonados, os gatos pretos são os menos procurados e os que mais têm dificuldade de encontrar uma família.

Apesar de tudo isso, sabemos que os gatos pretos não fazem mal a ninguém. A fama ruim não passa de mito e o bichinho é tão fofo quanto qualquer outro.

Vamos aproveitar para fazermos uma adoção consciente? 

Espero que tenham gostado deste artigo. Fiquem atentos que por estes próximos dias estaremos com conteúdos bem interessantes.

Beijinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Compartilhe esta matéria!




  • Lives em breve.

  • Assine a Newsletter

  • Translate »