Seu animalzinho está acima do peso?

Publicado em 12/05/2022 por Shirley Motta

Quem resiste aquela carinha de pidão querendo mais um petisco que só eles sabem fazer? Apesar de ser fofinho ver um cãozinho acima do peso a obesidade é sim um assunto de saúde e merece nossa atenção. Estudos mostram que de 30 a 40% dos cães possuem sobrepeso e outros 20% estão obesos. E, porque devemos nos preocupar com isso? O excesso de peso pode trazer diversas complicações aos animais como problemas articulares e locomotores, aumento do triglicérides e colesterol no sangue, dificuldade respiratória e estar associado a algumas doenças como diabetes. Além disso, um estudo de 2018 demonstrou que cães com sobrepeso vivem cerca de 2,5 anos a menos! Então vamos cuidar da alimentação dos nossos peludos!

E como saber se meu animalzinho está acima do peso? Bom, procure ajuda de um profissional pois, ele irá fazer uma avalição física, prescrever um programa de emagrecimento e fazer os ajustes necessários na dieta, como por exemplo uso de fibras que ajudam a controlar o apetite. Em alguns casos o profissional também pode indicar a prática da atividade física ou indicar comedouros funcionais, que propõem uma alimentação mais lenta e divertida!

É importante salientar que a perda tem que ser lenta e gradativa por isso não deixe de consultar um profissional para orientá-lo.

3 respostas para “Seu animalzinho está acima do peso?”

  1. Mariana Ibiapina disse:

    Ótimo artigo!! Parabéns!! Informações sucintas e importantes!

  2. Melissa Maria Caliari Silvério disse:

    Ameiiii a publicação! Pauta importantíssima, uma vez que poucos donos de pet se preocupam em mantér a saúde do seu animalzinho em dia. Obrigada, planeta pet, e em especial a Dra.Shirley Motta 😍👏👏

  3. Mariângela disse:

    Parabéns pela matéria, Muito interessante, obesidade não acontece somente nos humanos, os animais também sofrem com isso !!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Compartilhe esta matéria!




  • Lives em breve.

  • Assine a Newsletter

  • Translate »