
Prós e contras da Esterilização
Publicado em 11/07/2022 por Cristina Barroso
Ultimamente, têm surgido muitos tutores com dúvidas em relação aos prós e contras de esterilizar os seus animais, por isso penso que será um tema interessante para expormos aqui. A esterilização traz alterações hormonais que se vão repercutir a nível comportamental e fisiológico.
Nos machos, falamos principalmente em diminuição de comportamentos de dominância, agressividade e marcação de território. Ao retirar os testículos, vamos evitar que se possam desenvolver tumores testiculares e vamos prevenir o aumento de tamanho da próstata por um processo conhecido como hiperplasia benigna da próstata. A esterilização pode ser feita a partir dos 6 meses na maioria dos animais, sendo que nas raças gigantes deverá ser adiada até aos 12 a 18 meses.

Por outro lado, nas fêmeas, os efeitos da esterilização vão para além da prevenção de patologias do aparelho reprodutor, tendo também importância na ocorrência de neoplasias da mama. Ao retirar o útero e os ovários vamos prevenir a ocorrência de piómetras (infeções uterinas), quistos e neoplasias do útero e dos ovários. Além disto, vamos prevenir a ocorrência de pseudo-gestação e, se realizada até ao segundo ciclo, vamos diminuir a possibilidade de desenvolvimento de tumores mamários.
Contudo, e apesar de todos estes benefícios, a esterilização pode trazer alguns problemas, sendo o mais prevalente o aumento de peso que deve ser controlado e acompanhado pelo médico veterinário assistente do seu animal, adaptando a alimentação do mesmo da melhor forma.

Espero que tenham gostado e até o próximo artigo!
Beijinhos
Deixe uma resposta