O seu cão está aborrecido?

Publicado em 04/05/2022 por Pedro Serra

Quando temos tempo livre, lemos um livro, vemos um filme ou série, ou entretemo-nos com as apps do nosso smartphone. Mas o seu cão o que faz? Nada. Fica super aborrecido e ansioso porque não tem nada com que se entreter. Isto leva a comportamentos desagradáveis e pior que isso, um cão infeliz. Portanto, como evitar esta situação?

Exercício físico 

O seu cão, quando não tem nada para se divertir, vai criar a sua própria diversão. E isso implica que a mobília da sua casa ou o relvado do seu jardim vão sofrer. Exercício físico regular ajuda a gastar toda essa energia que o cão naturalmente tem, e que não deve ser considerada como algo de anormal ou algo a reprimir. Ajude-o a gastar essas energias acumuladas e aproveite para fazer algo por si também: é uma fantástica forma de se manter activo de uma forma divertida, que liberta também o seu stress e o do seu amigo de quatro patas. O seu corpo vai agradecer! 

Pode leva-lo a correr um pouco consigo, não demasiado porque os cães não são naturalmente corredores de fundo, são mais de sprints! Pode brincar com um brinquedo de puxar. Para que o seu patudo não fique demasiado obcecado com o brinquedo, deixe-o “ganhar” algumas vezes, largando o brinquedo e deixando que ele o leve e fique a mordê-lo até se fartar. Pode também atirar uma bola para ele buscar, que ele deve devolver a si e deixar no chão, sob pena de que assim você “já não brinca mais”. Pode mesmo fazer um ar amuado, desviar o olhar, e recusar-se a disputar o brinquedo. Eles lêem a nossa postura. É diferente do brinquedo de puxar, em que o objectivo é mesmo disputar o brinquedo consigo. Quando ele larga a bola, você lança-a de novo, e assim o seu cão vai perceber que a diversão só continua se ele a largar. 

Até fazer os passeios diários mais demorados e por locais para ele desconhecidos vai ser mais interessante porque ele vai poder encontrar novos cheiros, o que o entretém mentalmente e o deixa mais satisfeito. 

Não tem tempo? Então pode considerar uma “creche canina”! É um local onde pode deixar o seu cão passar meio-dia ou um dia inteiro, de vez em quando ou todos os dias, a brincar e gastar energias na companhia de outros cães, sempre sob supervisão de profissionais treinados. Isto irá aumentar o nível de socialização do seu cão, em qualquer idade, o que o tornará menos nervoso com outros cães, e vai chegar a casa exausto e feliz!

Estímulo Mental

Jogos e exercícios mentais mantêm o cão entretido e deixam-no verdadeiramente cansado. Brinquedos que escondem comida, ou tapetes com bolsos e folhos que escondem comida, são óptimos para o deixar entretido a resolver um puzzle. 

Criar jogos com o seu patudo em que ele tem de cumprir um objectivo para ganhar uma recompensa são fantásticos não só para o cansar e deixar satisfeito como também irão reforçar a vossa relação, na medida em que isso reforça nele o hábito de que se cumprir o que você lhe diz para fazer, o resultado é positivo para ele! Quanto mais complexo o jogo melhor, mas pode ser tão simples quanto sentar, deitar, rebolar ou dar a pata. A recompensa no final é o seu incentivo, e vai ver que acaba a ter o seu cão habituado a ir buscar-lhe os chinelos!

O treino de obediência é na prática uma série de exercícios semelhantes a jogos, mas que cumprem uma função: que o seu patudo se habitue a fazer o que você lhe diz para fazer. O treino é estabelecido de forma sistemática e gradual em complexidade, e bastam as repetições do treino que faz em casa, que são feitas para consolidar o conhecimento, para o seu amigo de quatro patas se sentir satisfeito por ter sido “um lindo menino” e mentalmente cansado, num bom sentido.

Lembre-se: 

Um cão cansado é um cão feliz!

Um grande beijinho e até o próximo artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Compartilhe esta matéria!




  • Lives em breve.

  • Assine a Newsletter

  • Translate »