CUIDADOS NEONATAIS

Publicado em 08/05/2022 por Bruna Travassos

A hora de ter bebés em casa chegou e agora o que fazer?

Tendo uma mãe autónoma e capaz de cuidar dos seus bebezinhos, apenas temos de garantir que todos mamam e que eles estão quentinhos e confortáveis.

Mas nem todos têm a sorte de terem os cuidados a 100% assegurados pela mãe ou porque a produção de leite materno não é suficiente ou porque são animais orfãos. E nesse caso a sobrevivência destes pequenos seres depende de nós.

Existem vários pontos em ter em atenção no que diz respeito à alimentação artificial.  

Começamos pelo início:

1 – Preparação do leite

Devemos sempre respeitar as quantidades exigidas pela marca do leite artificial, misturando água morna com o pó e agitando bem até obtermos uma consistência homogenia;

 2 – Administração do leite

 Antes de amamentarmos devemos sempre verificar que o leite não está nem muito quente, nem muito frio.

Depois devemos seguir uma ordem, separando os bebés que já foram alimentados dos que ainda não foram, para não perdermos o fia à meada! Devemos colocá-los numa posição em que eles não se engasguem, o ideal será de barriga para baixo e o pescoço levantado.

Devem ser alimentados a cada 2h nas primeiras semanas de vida, depois para cada 3h e mais tarde para cada 4h.

No final de cada amamentação devemos ferver o biberão para garantirmos o máximo de esterilidade possível. 

Vamos perceber que a mãe está sempre a lamber os seus filhotes, isto significa que os está a estimular a urinar e a defecar. Quando são bebés órfãos esse trabalho terá de ser feito por nós. Com uma compressa/algodão embebemos em água morna e passamos suavemente pelo órgão genital e pelo ânus. Será importante deixar a região seca para não criar assaduras.

Quando a ninhada é grande e os bebés são muito idênticos é importante identifica-los e podemos faze-lo com fitas de diferentes cores, colocando-as à volta do pescoço. Todos os dias devemos verificar estas fitas para nos certificarmos que não estão demasiado apertadas à medida que eles vão crescendo.

É importante também ter um caderno de registo, onde colocamos por cor da fitinha o registo de quantos mililitros é que cada bebé comeu por refeição, urina e fezes e o peso diário que deverá ser feito antes da alimentação e se possível sempre à mesma hora. É imprescindível o aumento de peso diário!

Os nossos bebés vão crescer a olhos vistos e quando dermos conta estarão na fase das papas, que será por volta do 30º-40º dia de vida. Não se esqueçam de fazer uma transição lenta e gradual, podendo intercalar com comida húmida e leite entre refeições.

Espero que tenham gostado do artigo e desejo boa sorte para todas as futuras mamãs.

Beijinhos meus e até uma próxima!

Uma resposta para “CUIDADOS NEONATAIS”

  1. Mariângela disse:

    Que matéria interessante, achei muito boa idéia a caderneta de registro diário, assim tudo fica mais certo com os pequeninos, parabéns 👏👏👏👏👏👏🐶🐶🐕🐕🐱🐱

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Compartilhe esta matéria!




  • Lives em breve.

  • Assine a Newsletter

  • Translate »