Alimentos Proibidos para os Pets

Publicado em 10/05/2021 por Shirley Motta

Será que aquele pedacinho de pão pode fazer mal aos nossos amigos de 4 patas? Vamos nesse artigo conversar um pouco sobre quais alimentos podem fazer mal aos peludos. 

Se seu cão sempre fica perto na cozinha com aquela carinha esperando que num vacilo você deixe cair algo quanto prepara o almoço, cuidado! Nem tudo que nós comemos é indicado para eles. Um exemplo disso é a casca da batata que contém uma substância potencialmente tóxica chamada solanina. A batata pode sim ser utilizada em algumas dietas, mas jamais devem ser fornecidas cruas, por isso é sempre importante consultar um nutricionista. Abaixo iremos ver outros alimentos que podem ser tóxicos para os peludos.

Chocolate

Com a proximidade da páscoa devemos ter cuidado pois, o chocolate é tóxico para nossos amigos de 4 patas. O chocolate possui um alcaloide derivado do cacau chamado teobromina e o fígado dos animais não conseguem metabolizar essa substância e, consequentemente, ela fica ativa no organismo podendo causar taquicardia, espasmos musculares, vômitos e diarreias. 

 Açaí

O açaí possui a mesma toxina prejudicial ao coração e cérebro que é encontrada no chocolate, a teobromina e, portanto, não deve ser fornecido aos pets. 

Carambola

Essa fruta apesar de não ser muito conhecida em Portugal, é importante que saibamos que ela possui uma toxina chamada caramboxina que pode causar alterações neurológicas, além algumas difusões renais em animais que já possuem algum problema. Outro ponto de preocupação é a quantidade de ácido oxálico que ela contém que pode levar à formação de cristais e cálculos de oxalato de cálcio em animais que já apresentem predisposição. 

Xilitol

O xilitol é um adoçante artificial seguro para nosso próprio uso, mas não para os pets. O Food and Drug Administration (FDA), órgão responsável pelo controle de alimentos nos EUA, recentemente publicou um alerta sobre o uso de xilitol em cães. Em cães, o xilitol estimula a rápida liberação de insulina pelo pâncreas o que pode tornar níveis de açúcar no sangue muito baixos o que pode ser fatal. Os efeitos dependem da quantidade ingerida e podem levar até 24 horas para aparecer. Os sintomas são vômito, convulsões e em casos mais graves até a morte. Fiquem atentos pois, o xilitol pode estar presente em produtos de panificação até em creme dental, por isso é sempre indicado usar produtos especifico para animais.

Uva

Tanto as uvas frescas ou desidratadas devem ser evitadas e o motivo ainda não é bem conhecido pela comunidade cientifica. O que se sabe até o presente momento é que para alguns animais pode causar vômitos, diarreias, insuficiência renal, letargia, tremores e, portanto, é melhor evitar. 

Cebola

Ainda mais perigosa para gatos já que são mais sensíveis à intoxicação que os cães e essa intoxicação é causada por uma substância chamada de “n-propil disulfito” que provoca destruição dos glóbulos vermelhos, responsáveis pelo transporte do oxigênio no sangue causando anemia nos nossos amigos patutos. 

Avocado e abacate 

Existe um grande mito em relação ao abacate e avocado e muito se deve a algumas informações equivocada que encontramos na internet. Esse mito se deve em grande parte por um estudo africano de 1994 que vamos deixar disponível no final desse artigo onde 2 cães tiveram falência sistêmica de órgãos e vieram a óbito. O artigo cientifico relata ainda que esses animais estavam em um quadro de desnutrição gravíssima e ingeriam além da polpa, a casca e as folhas do abacate. Porém, nas folhas e caule está presente uma toxina antifúngica que a planta usa como defesa chamada persina que é tóxica para os patudos. Porém, a polpa é segura para eles. E, como podemos ter certeza disso? Em um trabalho mais recente com 40 cães da raça Beagle que também se encontra no final desse artigo, os pesquisadores forneceram abacate durante 6 meses aos animais e demostrou sim ser seguro para ser consumido pelos cães. A polpa do abacate possui propriedade benéficas, sendo considerada uma boa fonte de potássio, rico em gorduras boas, como o ácido oleico que é importante para bom funcionamento do coração além de ajudar nos processos inflamatórios e prevenção do câncer entre outras. 

Frutas cítricas

Muitas pessoas acreditam que por serem ácidas, frutas como laranja ou kiwi poderiam fazer, mas aos pets, porém, vejamos:  a acidez do suco gástrico de nós humanos está entre 2 e 4 já o pH do estomago de cães e gatos varia entre 1 e 2, ou seja, o suco gástrico deles é mais ácido que nosso! Então porque uma fruta como o abacaxi cuja a acidez é em torno de 3,2 a 4,0 faria mal a eles? Portanto, não se preocupe em ofertar uma maçã, laranja ou qualquer outra fruta ácida, mas, assim como para todas as outras frutas vale aqui o bom senso: não exagere na quantidade e não forneça caso seu animalzinho esteja vomitando. Consulte sempre um profissional para orientá-lo na dieta do seu animalzinho.

Assim como nós possuímos nossas preferencias e particularidades, alguns animais também as possuem. Para alguns, alguma fruta específica pode ser indigesta e para outros não.  E, não custa reforçar que ossos de aves cozidos jamais podem serem oferecidos pois, como já vimos o cozimento altera a estrutura do colágeno e ao ser quebrado ele parte em lascas o que aumenta o risco de perfurações gastrointestinais. Ossos podem ser usados como recreativos, mas sempre crus. Qualquer dúvida consulte seu nutricionista. 

Esperam que tenham gostado e até uma próxima pessoal!

Referências citadas:

Buoro IB, Nyamwange SB, Chai D, Munyua SM. Putative avocado toxicity in two dogs. Onderstepoort J Vet Res. 1994 Mar;61(1):107-9. PMID: 7898892.

Davenport, G.M., Shoveller, A.K., Hayek, M., Massimino, S., Halsey, L., Minikhiem, D., Flickinger, E., Roth, G. and Ingram, D. (2012), Tolerance and safety of an avocado‐based ingredient for adult dogs. FASEB J, 26: 825.1-825.1. https://doi.org/10.1096/fasebj.26.1_supplement.825.1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Compartilhe esta matéria!




  • Lives em breve.

  • Assine a Newsletter

  • Translate »