VACINAS PARA CÃES

Publicado em 02/01/2023 por Andressa Pedry

VACINAS PARA CÃES

Infelizmente muitos tutores pensam que a imunização deve ser feita nos cães apenas quando ainda são em filhotes. Atenção, isso não esta correto! Mesmo que o protocolo do início seja mais completo, com reforços necessários, as vacinas para cães são efetuadas por toda a vida.

Quando aplicar primeira vacina?

Devem ser aplicadas entre os primeiros 42 a 45 dias de vida. Antes disso os filhotes são imunizados pela mãe através do colostro, o leite mamado nas primeiras 48-72h de vida do filhote. Por isso é fundamental acompanhar a ninhada para que todos os cachorros consigam mamar o necessário.

Após este período de amamentação, são as vacinas que irão manter a imunidade do cão. No entanto, para que as vacinas tenham efeito, é preciso prestar atenção ao tempo entre as doses e reforços. Lembrando que muitas vezes a variante dos laboratórios poderá ser um protocolo com diferentes períodos.

A importância dos reforços

Tanto na fase de filhotes, como na adulta, as vacinas são serão indicadas pelos Médicos Veterinários de acordo com uma curva imunológica. A intenção é fazer com que o animal alcance o mais próximo possível de imunidade a 100 %.  Caso o tutor atrase ou não aplique as doses e os reforços necessários, dentro do período indicado, a curva imunológica do animal cai e desta forma volta a ficar desprotegidos. A imunização leva algumas semanas para ser adquirida. Neste período, o animal deverá continuar protegido, sem contato com outros animais.  

Sabe quais são as principais vacinas para cães?

Vacina Polivalente (V10)

Protege o seu cão e a sua família de doenças contagiosas e zoonoses que podem levar a óbito. Ela é composta de 3 ou 4 doses iniciais. A primeira, deve ser aplicada entre os primeiros 42 a 45 dias de vida do filhote. As doses seguintes devem ser realizadas com intervalos de 21 a 28 dias.

A Polivalente V10 protege contra as seguintes doenças: 

  • Parvovirose
  • Esgana
  • Coronavirose
  • Hepatite Infecciosa Canina
  • Adenovirose
  • Parainfluenza Canina
  • Leptospirose Canina.

O reforço é anual, calculado com base na data da última dose.

Vacina contra Raiva

A raiva é uma doença fatal em praticamente 100% dos casos, tanto em cães como em seres humanos. Ela provoca alterações neurológicas graves e pode ser transmitida dos animais para seus tutores através de arranhões e mordidas.

A primeira dose da vacina pode ser aplicada a partir dos 3 meses de idade. Já o reforço dessas vacinas para cães devem ser feitos anualmente e em muitos casos, dependendo dos laboratórios poder ser administrada ate de 3 em 3 anos.

Vacina contra a gripe (Tosse dos Canis)

A tosse dos canis possui sintomas como tosse, coriza, febre e falta de apetite. Muitas vezes poder parecer que o seu animal esta engasgado. O quadro pode voluir para pneumonia, causando uma série de transtornos na saude do animal. Esta vacina pode ser aplicada junto com a segunda dose da vacina polivalente (V10), por volta dos 80 dias de vida do seu animalzinho. O Medico Veterinário deverá definir a necessidade da segunda dose de acordo com o tipo da vacina: injetável ou intranasal. 

O reforço é anual.

Vacina contra Giárdia

Alguns dos sintomas que poderá observar em seu animal serão diarréia, vomito, apatia e perda de peso. É uma importante zoonose, ou seja, é transmitida para as pessoas a partir de animais infectados. Deve ser administrada a partir dos 2 meses de idade. A segunda dose de 3/4 semanas após a primeira, o que será essencial para uma proteção adequada. 

Como uma forma de prevenção, a higienização dos locais deve sempre ser mantida para que esta doença não venha a se desenvolver. 

O reforço é anual.

Vacina contra Leishmaniose

Os cães domésticos são considerados os principais reservatórios da Leishmaniose em áreas urbanas. A partir deles, algumas espécies de mosquitos podem espalhar a doença. Sua transmissão se dá por meio da picada do mosquito-palha e por insetos hematófagos, conhecidos como flebotomíneos ou flebótomos, que medem de dois a três milímetros, podendo atravessar mosquiteiros e telas. Por isso, para alem da vacinação a utilização de pipetas ou coleiras repelentes são muito importantes para a segurança do seu animal.

As vacinas para cães contra leishmaniose devem ser feitas a partir de 4 meses de idade. O protocolo completo deve ser feito com 3 doses, respeitando o intervalo de 21 dias entre cada aplicação. 

A vacinação é anual, contada a partir da 1ª dose.

Espero que tenham gostado deste artigo! Nos vemos no próximo com o esclarecimento e muitas curiosidades. 

Deixe um comentário


Compartilhe esta matéria!




  • Lives em breve.

  • Assine a Newsletter

  • Translate »