HOJE ESTÁ MUITO CALOR, E AGORA?
Publicado em 20/08/2024 por Andressa Pedry
Realmente temos percebido que o verão não está sendo brincadeira para nós e muito menos para nossos PETS. Cada ano que passa, as temperaturas estão a aumentar, deixando nossos patudos desconfortáveis nesta altura do ano.
Você sabia que os cães e gatos não transpiram como os seres humanos? Sim, é verdade. Pelo facto de não possuírem tantas glândulas sudoríparas espalhadas pelo corpo, o controle de temperatura é feito pelas patas, no caso dos gatos, e pela língua, no caso dos cães.
Este artigo está preparado para lhe ajudar a driblar este calor, e assim, tornar o dia a dia do seu PET mais fresco, seguro e agradável.
Vamos então com algumas dicas que poderão ajudar:
– Mantenha seu pet sempre hidratado com água fresca e limpa. Deixe o potinho numa sombra.
– Poderão servir frutas frescas que são permitidas, para consumo do seu pet, segundo o Médico Veterinário que o acompanha.
– Acrescentar um pouco de agua na ração seca, ajuda a aumentar o consumo de água e de hidratação.
– Realizar passeios em horários frescos, inicio da manhã e durante a noite. Evitar horários de altas temperaturas, mas se for inevitável, realize passeios muito curtos, apenas para fazer o xixi e o cócó e logo regresse à casa.
– Realize a limpeza e a tosquia adequada em seu cão e gato para estes períodos de calor mais intenso. Normalmente seguem-se algumas exigências de acordo com a raça. Esteja sempre atento.
– Em hipótese alguma deixe seu animalzinho dentro de veículos. A temperatura no interior do veiculo pode aumentar cerca de 5 graus em 15 minutos mesmo com janelas abertas, fazendo com que a temperatura do corpo dos animais elevem-se rapidamente.
– Não coloque roupinhas pensando que poderá protege-lo, neste caso estará ainda mais dificultando a troca de calor. Sapatinhos poderão ser boa ideia, uma vez que protegerá as patinhas nas calçadas e ruas quentes.
– Se resolver passer em praias e parques, mesmo com sombras e água, o animal poderá sofrer insolação, queimadura nas patas e problemas respiratórios.
Esperamos que este artigo tenha ajudado a esclarecer algumas duvidas de como lidar com este calor, tornando o dia a dia dos nossos amigos mais agradáveis e tranquilos.
Até ao próximo artigo.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.