HOJE É DIA DE BANHO!

Publicado em 13/10/2024 por Andressa Pedry

Nos deparamos com diversas declarações na internet quando o assunto é banho nos nossos patudos. Como por exemplo …

” Se o animal tiver pêlo curto, poderá tomar banho uma vez por semana, mas se tiver pêlo longo daí terá que ser apenas a cada quinze dias “

” O animal que tiver pêlo longo e oleoso, poderá tomar banho semanalmente “

” Animais com problemas de pele, não deverão tomar banho toda semana. Terá que ser apenas uma vez no mês e com produtos específicos “

E eu poderia continuar a colocar diversas opiniões sobre o assunto, mas será que estas opiniões estão certas ou não? Vamos conferir?

Como identificamos a quantidade de banhos para nossos patudos?

O mais importante é percebemos qual o estilo de vida que nossos patudos possuem. Se são animais de apartamento – ficam mais fechados em ambiente controlado, ou se são animais de campo/creches – estão sempre soltos em contato com a vegetação, água de lago ou piscina e com outros animais.

Para além do estio de vida, também precisamos ter em conta se o nosso pet possui agua problema de pele ou se anda com a imunidade em baixo. No que envolve a questão do problema de pele, o pet poderá ter de tomar uma maior quantidade de banhos com produtos específicos. Já o que envolve os fatores de baixa imunidade, o animal terá de ser exposto a uma menor quantidade de banhos, uma vez que este, acaba por afetar ainda mais a queda da imunidade.

À partir daí, poderemos então identificar as necessidades dos nossos pets para manterem-se limpinhos e confortáveis. Vamos considerar um cenário favorável e que o nosso pet não apresenta nenhuma das limitações citadas acima:

– animais de pêlo curto: poderão tomar banho num intervalo de 10 a 15 dias

– animais de pêlo longo: poderão tomar banho num intervalo de 7 a 10 dias – Os animais de pêlo longo como Yorkshire, Maltês, Shih Tzu dentre outros, por acumularem muita oleosidade, deverão tomar banho semanalmente.

Nem sempre temos a temperatura nos favorecendo para este tipo de ação nos nossos pets, portanto a dica é: Quando estiverem passando por inverno mais rígido, tentem escolher os dias mais ensolarados e não tão frios. Outra opção excelente para esta situação é o banho à seco com toalhitas humedecidas ou sprays de shampoo.

Podemos dar banho nos filhotes?

Especialista afirmam que devemos dar banho aos filhotes apenas depois de 2 a 3 meses de vida. Antes disso, os animais estão muito sensíveis à nova realidade deles, adquirindo a imunidade necessária para serem saudáveis, através do leite da mãe e das vacinas. Estão também sensíveis no que diz respeito a temperatura e humidade, correndo o risco de terem choque térmico ou desenvolverem problemas de pele. Portanto, neste caso, é sempre melhor esperar.

Excesso de banho, existe algum risco?

Existem muitas pessoas que possuem um certo exagero quando o assunto é limpeza e por consequência, incluem a higienização do pet no pacote. A quantidade de banhos para além do indicado vai prejudicar e levar riscos para o seu pet sim.

O simples fato de darem mais banhos que o ideal, vai fazer com que a capa protetora de gordura da pele seja retirada expondo a pele do animal e facilitando a ação dos fungos e alergias. Além disso, contribui também para a remoção da camada de bactérias que ajudam a manter a imunidade do animal, fazendo com que eles fiquem mais susceptíveis à doenças.

Escovar o animal, substitui o banho?

Não, não substitui! A escovagem faz parte de todo o processo de higienização do nosso pet. Ajuda na retirada de poeira e também de células mortas, diminuindo o odor. Lembre-se que o banho vai completar todo o processo deixando o seu pet bem limpinho e confortável.

Agora que você a esclareceu as suas dúvidas, mãos à obra.

Nos vemos no próximo artigo, ate lá!

Deixe um comentário


Compartilhe esta matéria!




  • Lives em breve.

  • Assine a Newsletter

  • Translate »